ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO   

Na Europa se encontram as mais antigas areas industriais do mundo, já que foi nesse continente que teve inicio Revolução Industrial. Ela começou na Inglaterra, no final do século  XVIII, e se expandiu rapidamente para outras partes do continente e, logo depois, para os Estados Unidos e para o Japão .

Diversos fatores contribuíram para que a Revolução  Industrial ocorresse primeiro na Europa:  o fator econômico mais importante foi a acumulção de capital, proviniente da exploração de colônias, as áreas coloniais passariam a fornecer grandes volumes de matérias-primas, indispensáveis  ao processo industrial . O fator que mais facilitou a industrialização Europeia  foi a abundância da mão de obra. O crescimento das cidades contribuiu também para a formação de grandes mercados consumidores .    

O crescimento industrial europeu foi também impulcionado por um conjuntode invenções  que possibilitou aumentar o ritmo de produção das mercadorias, que chamamos  de produção em escala. Nos países mais desenvolvidos, foram criadas máquinas com tecnologia  sofisticada, os robôs industriais . A automação industrial criou o maior probleema social da Europa hoje: o aumento do desemprego. 

 

 

AS MAIORES ÁREAS INDUSTRIAIS

Encontram-se no continente europeu algumas das maiores concentrações industriais do mundo. Somente nos Estados Unidos e no Japão há aglomerações que se comparam ás da Europa. Os países europeus de maior produção industrial são todos da União Europeia, exeto a Rússia. Destacam-se a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Itália. 

 

Fonte: Apostila Anglo de Ensino 8° ano